Dicas

10 dicas para melhorar a memória

memory

10 dicas para melhorar a memória!

Com o passar dos anos é inevitável envelhecer,pois esse é o processo natural da vida e através do envelhecimento a nossa memória vai ficando falha.Mas nem por isso envelhecimento deve ser sinônimo de perda de memória.Quanto mais informações nós vamos guardando no decorrer da vida, mais a memória trabalha para buscá-las, então é natural que em uma idade mais avançada alguns esquecimentos ocorram. É sempre importante buscar ajuda médica ao notar que esta perdendo a memória , pois apesar de ser um processo gradativo deve-se ficar atenta aos mínimos detalhes e o quanto antes for tratada por um médico melhor .

Separamos  hoje 10 dicas para ajudar a melhorar sua memória e deixá-la mais rápida. Confira abaixo quais são elas:

1 – Fique longe do álcool – O álcool e as drogas causam lesões neuronais e alterações circulatórias, que predicam a memória. Se não puder evitar, pelo menos reduza bem a quantidade.

2 – Repita informação importante –  Promover a repetição de informações importantes é um exercício ótimo que vai ajudar o cérebro na criação de conexões ,e quando precisar da informação ela será lembrada mais rapidamente.

3 – Faça associações – Outra maneira fácil de nunca se esquecer do nome das pessoas é associá-lo a algo ou a alguém. Associá-lo a um artista, a um santo ou o que vier à mente é uma forma de sempre lembrar e não passar por brancos constrangedores.

4 – Faça cursos, ou faça algo de uma forma diferente – Outra maneira de exercitar a memória é o aprendizado, fazer cursos como por exemplo estudar um novo idioma,fazer algum tipo de artesanato. Você ainda pode fazer as mesmas coisas de forma diferente,como ir para o trabalho por outro percurso, agindo assim você cria novos estímulos para o cérebro. O desafio de fazer coisas novas que você não conhece faz aumentar o crescimento dos circuitos neuronais das memórias de longa duração.

5 – Faça uma coisa de cada vez – Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode dificultar a concentração, que é essencial para a memória. Então concentre-se quando for estudar , não ligue rádio ou tv  foque no que esta fazendo e faça de maneira serena e concentrada para obter melhores resultados.

6 – Leia em voz alta –  Outra maneira de se lembrar das coisas é usar a memória visual e auditiva. Usar as duas para memorizar algo melhora o resultado na hora de recordar uma informação.

7 – Relaxe – Antes de iniciar algum aprendizado , procure estar bem relaxado. É muito difícil dar atenção a algo importante que se queira saber ou aprender se não estivermos relaxados.

8 – Pratique atividades físicas –  Outro segredo da boa memória é praticar qualquer tipo de atividade física regularmente , movimentar-se irá ativar múltiplos sistemas e ajuda nos processos cerebrais.

9 – Durma bem – É durante o sono que nosso cérebro se reorganiza e consolida tudo que aprendeu durante no dia. Então tenha em mente que uma noite mal dormida diminui nossa atenção, bem como prejudica o armazenamento de todas as informações.

10. Hidrate-se –  Aumentar o consumo de água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo ,e o nosso cérebro agradece. Beber 2 a 3 litros de água por dia contribui para o bom funcionamento dos circuitos cerebrais.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário