Beleza Dicas

5 dicas para consumir doce sem culpa

dicas para comer doce sem culpa

5 dicas para consumir doce sem culpa!

A maioria das pessoas que fazem dieta sentem uma enorme necessidade de consumir doce, e ao mesmo tempo sabemos que o excesso de açúcar é capaz de destruir com qualquer dieta. Porém o que muitas pessoas não sabem  é que se escolhermos bem o tipo de doce, quantidade e momento em que o comemos ele não será tão prejudicial assim. Claro que essa regra não inclui pessoas com problemas de saúde como a diabetes.

Um bom exemplo de doce que pode ser consumido com moderação é o chocolate meio amargo, que apesar de ser mais amargo, é doce e faz muito bem à saúde, pois é rico em aintioxidantes. Consumir 25 gramas do alimento diariamente pode ajudar na prevenção de problemas cardíacos e vasculares, mas fique atenta para que seja 50% cacau.

O açúcar em excesso, faz mal à saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo de açúcar em uma dieta saudável deve ser em torno dos 5% do total de calorias ingeridas. O limite seria de 10%, que corresponde a 12 colheres de chá, estando incluído nessa conta todos os tipos de açúcar, tanto o natural, quanto o refinado.

É possível consumir açúcar sem culpa , confira abaixo 5 dicas para ajudar nessa tarefa!

1 – fique de olho no rótulo

Antes de consumir qualquer produto industrializado aprenda a ler, todo o rótulo do produto antes de ser consumido, é importante saber quais são seus ingredientes. Os ingredientes ficam dispostos na embalagem em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista é o que este presente em maior quantidade. Portanto, evite doces que tenham o açúcar como primeiro ingrediente. O chocolate é um bom exemplo, devia ter como primeiro ingrediente, o cacau e nem sempre é isso que acontece.

2 –  Aprenda a comer doce na hora certa

Uma dica importante para quem deseja comer doce é saber o momento certo , e a hora ideal para consumir doce  é sempre após uma refeição completa, que contenha carboidrato, proteína e fibras, como por exemplo no almoço e jantar. As fibras vão agir controlando a glicemia, provocando uma liberação gradual desse açúcar no sangue e evitar dessa forma picos exagerados. Para as pessoas que estão de dieta, o melhor horário seria após o café da manhã ou almoço, pois terão o resto do dia para queimar estas calorias.

3 –  Não coma doce nunca em jejum

Nunca consuma açúcar em jejum, esse costume faz mal à saúde se for consumido com o estômago vazio. Comer doce de estomago vazio , aumenta ainda mais a vontade de consumir doces.

4 – Coma doce sempre calma
Bateu aquela vontade de comer doce? então mantenha a calma o ideal é sentar e fazer desse ato um prazer, então coma o doce escolhido com calma . Quanto mais lentamente se come, menor é a quantidade de comida consumida, esse simples ato fará a diferença. Aprenda a mastigar com calma e lentamente , esse ato trará saciedade, pois regula o apetite e contribui muito com o emagrecimento.

5 –  Prefira as frutas 

Se possível troque os doces por frutas que são ricas em frutose e , não possuem gordura. Optar por frutas você consome o açúcar de forma natural que proporciona o mesmo prazer que o doce comum causa. Então prefira as frutas bem doces, como mamão, uva, manga, entre outras. Mas  importante frisar que mesmo  as frutas contendo açúcar na forma natural não devemos abusar, pois a frutose pode gerar picos de glicemia, o ideal é consumir 3 porções diárias frutas.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário