Beleza Dicas

5 dicas para parar de roer as unhas

parar-de-roer-unha

5 dicas para parar de roer as unhas!

Muitas pessoas ainda tem o hábito de roer as unhas, o que muita gente esquece é que ao colocar as mãos na boca e roer as unhas estamos colocando diversos micro-organismos nocivos à saúde também , isso não se trata apenas de um problema estético vai muito mais além é um problema de saúde mesmo .

Apesar do ato de roer as unhas ser um hábito automático, pois quando percebemos já estamos roendo as unhas quando a mão já está na boca. Hoje separamos algumas dicas que podem ajudar a fazer o cérebro se condicionar a esquecer de levar o dedo à boca. Não é fácil e exige tempo, mas algumas dicas podem ajudar. Confira!

1. Pinte as unhas de cores escuras

Pintar as unhas de vermelho ou com uma cor escura ou chamativa diferente da que você costuma usar. Isso fará com que mesmo inconscientemente você tenha pena de estragar as unhas. Além disso, a cor forte e chamativa desviará seus olhos para as unhas automaticamente.

Mas não vale pintar sempre com a mesma cor escura porque seus olhos irão se acostumar com tal tonalidade.

2. Lembre-se que as mãos estão sujas

Tente se conscientizar  de que as unhas e pontinhas dos dedos tocam quase tudo o que está ao alcance (dinheiro, banheiro, maçanetas, lixeiras, assentos, etc.) irá aos poucos lembrar que levar as mãos à boca sem lavá-las muito bem e passar um álcool em gel a 70° é um péssimo hábito e completamente anti-higiênico.

3. Técnicas de distração

Uma boa dica é treinar ‘manobras de distração’ para quando sentir vontade de roer as unhas. Assim, toda vez que perceber o impulso de levar as unhas à boca tente fazer outra ação rotineira, como pular de um pé só. Dando uma nova resposta ao estímulo cerebral, você começará a desassociar os ‘gatilhos’ da resposta de roer as unhas.

4. Relaxe ou “engane” a mente 

Outra dica que funciona bastante é aliviar  o estresse através de técnicas de relaxamento também pode ajudar a combater o hábito de roer as unhas. Estando mais calmo terá menos vontade de roer as unhas. As terapias que envolvem hipnotismo também podem ajudar.

 

5. Descubra a causa da mania

Talvez essa seja a melhor maneira de parar de vez de roer as unhas.  Tente descobrir os ‘gatilhos’ para tal comportamento, mais fácil será combater o mal. Ansiedade estrema, estresse e depressão podem ocasionar ou agravar o mal. Talvez seja interessante procurar ajuda especializada.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário