Diversos

Como Calcular o seu Ciclo Menstrual

Como Calcular o seu Ciclo Menstrual

 

Saber calcular o Ciclo Menstrual é muito importante para toda mulher, principalmente para não ser pega de surpresa. E você pode calcular o período aproximado do início do seu ciclo menstrual e assim ter uma noção bem aproximada do período de ovulação.

O maior problema é que boa parte das mulheres têm uma menstruação irregular e isto irá atrapalhar bastante no cálculo.

 

Mas as mulheres que contam com um ciclo mais regular, poderão conseguir maior precisão no cálculo do ciclo menstrual, através de cálculos relativamente simples.

Pegue um calendário e marque o dia em que sua menstruação iniciou, geralmente a mulher apresenta sangramento ou manchas durante 5 dias em média.

 

Você irá contar, a partir deste dia que você marcou, que é o dia do início da sua menstruação, mais 14 dias. Será esta a data de sua ovulação, ou seja, quando o óvulo será liberado do ovário. A mulher com um funcionamento considerado normal, no sistema reprodutivo, tem maior facilidade para engravidar durante este período.

 

E para calcular quando será a sua próxima menstruação, pegue o primeiro dia que você anotou no calendário e conte 28 dias adiante. Esta será a data com previsão para uma nova menstruação.

Mas lembre-se que este ciclo menstrual irá variar de mulher para mulher, sendo geralmente de 28 a 30 dias, porém algumas mulheres possuem ciclo menstrual mais longo e outras um período de ciclo mais curto. Fazendo este controle todo mês, você poderá ter uma visão real de como é o seu ciclo menstrual.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário