Dicas

Como Estudar Para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – foi criado no ano de 1998 com a finalidade de avaliar a qualidade das escolas de ensino médio brasileiras. Com o passar dos anos o ENEM está tornando-se um meio de muitas faculdades realizarem seus processos seletivos e a maioria delas já não realizam mais vestibulares e sim usa as notas do ENEM por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU – para a seleção de seus candidatos.

As provas do ENEM são realizadas anualmente e a partir do ano de 2012 serão duas provas por ano, cada uma delas compostas por duas etapas nas quais serão avaliados a capacidade de raciocínio e ainda as competências ou habilidades de que cada aluno adquiriu a partir do aprendizado no ensino médio.

São provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Ciências Humanas e ainda uma redação.

Para que o aluno estude para as provas do ENEM primeiramente é necessário que ele fique atento a todos os fatos que acontecem no mundo, pois são muitas questões que se têm como tema a atualidade. Ler boas revistas, acompanhar os noticiários na televisão, visitar constantemente os grandes portais da internet e ler sobre variados assuntos é a melhor forma de estudar para o Enem. Mas ler assuntos relacionados a economia, política nacional e mundial e tudo enfim, que diz respeito à sociedade. Importante também que o aluno venha apresentando boa nota escolar e esteja bem em todas as matérias. Do contrário deverá focar os estudos principalmente na matéria que não esteja tão bem quanto às outras.

Para fazer uma boa redação é primordial que o aluno saiba discorrer sobre os temas mais polêmicos e que estão em circulação, tanto assuntos globais como os temais locais. É necessário também que o aluno se atenha em exercícios de raciocínio lógico pois muitos exercícios que constam nas provas do ENEM têm como base um raciocínio rápido e lógico.

As provas anteriores do exame também são de vital importância, visto que a partir de sua resolução o aluno verifica como é a temática usada pelo INEP, órgão responsável pela sua aplicação. Para ter acesso às provas de concursos anteriores do ENEM pode-se acessar o site INEP:
www.inep.gov.br
No site, além das provas, estão disponíveis também os gabaritos das mesmas.

 

Por Russel

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário