Decoração Dicas

Como Fazer uma Horta em Casa

Como Fazer uma Horta em Casa

 

Em busca de uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos cultivar uma horta em casa é uma boa opção para aqueles que desejam ter a certeza que seus alimentos ficaram longe de pragas e venenos que são prejudiciais a saúde. É possível fazer uma mini horta até na varanda de casa , e pra isso você não precisa ter um espaço tão grande . Para fazer uma horta em casa primeiro é preciso escolher o local ideal aonde deseja inciar o projeto. O local deve ter contato com o sol pelo menos 5 horas por dia para que as plantas e hortaliças crescam saudáveis e bonitas. Você pode usar vasos, cano,  canteiros plásticos ou até mesmo garrafas pets para plantar as suas primeiras sementes.

Comece pequeno ,1 metro quadrado ou quatro vasos já está de bom tamanho para inciar a sua horta. Depois que já estiver com mais prática ai sim vale expandir .Um bom tamanho para os vasos é a partir de 30 cm de diâmetro. Os menorzinhos são úteis para espécies mais esguias, como cebolinha, salsinha e tomilho. Prepare os vasos com terra adubada e se encontrar algumas minhocas fique feliz pois elas vão oxigenar e adubar ainda mais a terra da sua horta.Para adubar a terra preta use esterco, húmus de minhoca comprado ou adubo orgânico (Bokashi).
Se for plantar em vasos, coloque no fundo 2 cm de argila expandida ou cacos de telha (com a parte convexa para cima). Em vasos grandes essa camada pode chegar a 10 cm. Preste atenção para não vedar totalmente os furos, pois um bom escoamento de água é fundamental.

Escolha as sementes de acordo com aquilo que você gosta de comer, se gosta de cebolinha, salsa, e alface então faça canteiros somente para eles. Opte por sementes orgânicas. Se não encontrar, fique com as normais, que são vendidas em saquinhos em lojas de jardinagem. Na embalagem estão informações sobre período e forma de plantio e espaçamento das mudas. Para otimizar espaços, use a sementeira (uma bandeja cheia de casulos pequeninos que funciona como viveiro). Após iniciar o plantio você deve cuidar das sementes com muito carinho e rega-las conforme cada espécie exige. Por isso não é bom que se misture hortaliças que gostam de muita água com leguminosas que pedem menos quantidade de água. Leia primeiro e entenda um pouco de cada semente que vai plantar para saber os cuidados certos e também como combater as pragas que podem aparecer no meio do caminho.

 

 

 

 

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário