Diversos

Diabetes infantil conheça os sinais

Diabetes infantil sinais

Diabetes infantil conheça os sinais!

 

Quando o assunto é saúde devemos redobrar a atenção, principalmente se tratando de doenças silenciosas e tão graves como é o caso da diabetes que é uma doença crônica. A diabetes é uma disfunção do metabolismo,é o jeito que o organismo usa para a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.

Após a digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa entrar nas células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago.

Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida.Sendo assim a glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) . Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há glicose no sangue, mas ela não pode ser jogada fora sem ser utilizada.  E quando falamos em diabetes infantil a coisa complica ainda mais pois quase não imaginamos que os nossos pequenos possam sofrer de tal enfermidade tão cedo e os sinais são bastante silenciosos.

crianças-diabéticas

A diabetes infantil é muito perigosa e pode aparecer por motivos genéticos ou através do excesso de peso, e de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o número de crianças obesas ou com sobrepeso já passa de 40 milhões e esses são dados preocupantes.

A diabetes é uma doença crônica como já foi dita no início do post , ela possui dois tipos.

Diabetes Tipo 1 – esse tipo é caracterizado pela grande quantidade de açúcar no sangue devido a pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas, representando de 5% a 10% dos casos.

Diabetes Tipo 2 –  Já esse tipo de diabetes , o organismo produz o hormônio, mas o organismo passa a ser insensível a ele. Nos dois casos a quantidade de insulina não é suficiente.

O que se deve fazer após ter diabetes ?

O paciente deve ter acompanhamento médico constante , e sair do sedentarismo praticando atividades físicas e alimentando-se de forma correta com um cardápio apropriado para a sua idade, saúde e necessidades especiais para controlar os níveis de insulina , a dieta deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista . É fundamental que testes sejam feitos para medir o nível de glicose , esses testes deverão ser feitos com frequência.A partir do diagnóstico o paciente deve seguir corretamente todas as orientações do seu médico.

diabetes-infantil

6 SINAIS COMUNS DE DIABETES INFANTIL

1 – Sede intensa – Quando a criança esta diabética ela costuma urinar muito, devido a alta concentração de glicose que o organismo quer eliminar, e dessa forma ela desidrata mais rápido e por esse motivo sente mais sede do que o normal. e

2 – Fome excessiva – A diabete infantil provoca também o aumento da fome mas  ao invés da criança engordar ela começa emagrecer mesmo comendo muito.

3 – Sonolência,e tontura –  A sonolência e tontura são queixas constantes nas crianças , e um fato a ser observado por crianças diabéticas . Isso ocorre por que as células do organismo, incluindo-se as do SNC, são atingidas pela falta de nutrientes e desidratação causando mal estar, tontura, sono e desconforto.

4 – Idas frequentes ao banheiro – O organismo precisa eliminar sua excreção para tentar eliminar o excesso de açúcar a criança começa a ir várias vezes ao banheiro fazer xixi.

5 – Câimbras e formigamentos – Outro sintoma comum causado pela ausência da insulina e de outros íons como potássio, cálcio e magnésio no sangue são as câimbras.

6 – Visão embaçada –  A visão turva ou embaçada é uma das queixas dos pacientes diabéticos e também das crianças diabéticas , pois o excesso de açúcar no sangue pode atingir a visão. A diabetes pode causar catarata e retinopatia caso não seja diagnosticada e controlada a tempo.

Faça sempre exames de rotina tanto em você,quanto nos seus filhos saiba que a diabetes pode ser controlada, evitando assim danos a saúde se houver o acompanhamento médico . Por isso fique sempre atento a todos os sinais e mantenha o seu check-up em dia .

 

Fonte: Uol

 

 

 

 

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário