Educação

Dicas para Fazer Curso Superior de Graça

Dicas para fazer curso superior de graça

 

O sonho de qualquer jovem ao terminar o ensino medido é fazer um curso superior para ingressar no mercado de trabalho, garantindo um bom emprego.

No entanto, o curso que muitos desejam é pago e acaba desistindo por não ter condições financeiras de arcar com os custos de uma faculdade.

 

Por isso que o governo federal disponibiliza várias maneiras de você fazer um curso superior gratuito. Programas criados como Enem, Fies, Prouni, ajudam a você realizar esse sonho.

E caso você não tenha tempo para frequentar uma Faculdade, você pode optar por fazer um curso superior à distância.

O Ministério da Educação criou em 2005 um programa que poucos conhecem, chamado de Universidade Aberta do Brasil, que oferece ensino a distância via internet. Através desse programa você encontra cursos superiores de licenciatura, em diversas áreas distintas.

 

Outra maneira de você fazer um curso superior gratuito é através de bolsas de estudo, mas, para isso acontecer muitas faculdades dão preferência aos candidatos que passarem nos primeiros lugares do vestibular.

 

O programa Universidade para Todos (ProUni) oferece a você a chance de fazer um curso superior através de bolsas integrais ou parciais para os estudantes cursarem o ensino superior em uma instituição privada.

 

Através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual milhares de estudantes fazem suas inscrições todos os anos, são oferecidas vagas para cursos superiores ofertados por universidades públicas federais.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve realizar a prova do Enem e logo depois efetuar a sua inscrição no Sisu – Sistema de Seleção Unificada – e jogar a sua nota obtida no Enem às vagas das instituições públicas de ensino superior

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário