Como Tingir Roupas

Como Tingir Roupas Como Tingir Roupas

 

Sabe aquela calça velha que você tem no guarda-roupa que você adora mas não usa mais porque ela simplesmente está com a aparência desgastada? Pois é, com um custo bem baixo para o seu bolso saiba que é possível transformar essa calça desbotada em uma novinha e na cor que você quiser. Existe uma forma de fazer isso, é tingindo a roupa, precisando apenas de tinta de tecido e um caldeirão com água fervendo.

Antes de tudo é preciso identificar o tipo de tecido que a roupa é feita, pois essa distinção fará toda a diferença no resultado após ela ser tingida. É importante também ressaltar que existem tintureiros profissionais, mas caso você prefira economizar basta seguir algumas orientações importantes. Por exemplo, os tecidos brancos e crus são mais fáceis de serem tingidos e caso a roupa seja colorida, é bom saber que o resultado do tingimento será a cor que já existia na roupa mais a cor do corante que você escolheu.

Uma dica importante é antes de tingir lave bem o tecido e retire todos os botões ou fivelas que ele possa ter. Para tingir você precisará de um corante da cor que você preferir, bastão para mexer, sal de cozinha ou um fixador de corante, um panela de 2,5l para preparar a tinta e um caldeirão de 6,0l de capacidade para o processo de tingir. Lembre-se que estas duas panelas devem ser usadas exclusivamente para esse processo, pois além de tingir a roupa a tinta também vai interferir na aparência das panelas.

Antes de iniciar pese o tecido seco, pois a quantidade corante que será utilizada é proporcional ao peso do tecido, para cada 300g de tecido seco usa-se 45 gramas de corante.
Depois ferva de 1 a 2 litros de água e dissolva os corantes.
Depois ferva 6 litros de água e submersa o tecido deixando água sobrando.
Deixe-o ferver por 40 minutos sempre mexendo com o bastão.
Não deixe sem mexer, pois tecido parado é resultado de um tecido manchado e não é isso que você deseja.

Depois é só acrescentar o fixador de corante, ou vinagre branco ou ainda sal de cozinha na água do caldeirão durante o tingimento.
Depois enxágue até que água fique limpa e o último enxágue deve ser com água e sal. Por fim, seque à sombra e pronto, agora é só ver o resultado e ver se ficou como você esperava.

 

Por Russel

 
 
/ 0 comentários

 
 

Comente este post

 
 

Eviar um comentário

necessário

necessário

opicional


 
 
 
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE