Diversos

O que é a Cefalexina

O que é a cefalexina

A Cefalexina é muito utilizada principalmente nas infecções que são provocadas por microrganismos, podendo ocasionar uma infecção urinária, sinusites, faringites, infecções da pele, otites, infecções respiratórias, dentárias, entre outras, porém, este é um medicamento sem nenhum tipo de ação contra os vírus.

 

É bastante empregada também para reduzir infecções de ferida operatória, desde que seja administrado em até 48:00 horas antes que a operação seja realizada.

Seu uso não é permitido para o tratamento de meningites justamente por não atravessar a barreira hematoencefálica.

 

A Cefalexina é rapidamente absorvida por nosso intestino, atravessando a barreira placentária, podendo ser encontrada em pequenas dosagens no leite materno. Em caso de superdose, deverá ser eliminada pela hemodiálise.

Há poucos e raros efeitos adversos, entre eles: náuseas, vômitos e também diarréia. Poderão ainda surgir reações de hipersensibilidade com erupções cutâneas, urticária e raramente reações anafiláticas.

 

É contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a penicilinas ou cefalosporinas. Também não poderá ser ministrado em pacientes com insuficiência renal e mulheres em fase de amamentação.

No site abaixo você poderá conferir a bula completa da Cefalexina:

www.bulas.med.br/bula/7700/cefalexina.htm

 

Lembre-se que nem este, nem nenhum outro medicamento deverá ser usado sem a prescrição de um médico de sua confiança.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário