Educação

O que é Diversidade Cultural

 

A diversidade cultural está ligada às diferenças culturais que existem entre o ser humano. Atualmente há vários tipos, sendo elas: religião, linguagem, vestuário, danças, etc.

É bastante comum, hoje, encontrar milhares de pessoas que por algumas razões decidem estabelecer suas vidas por normas pré-estabelecidas.

 

O termo diversidade nada mais é do que à variedade e convivência de idéias, que se diferenciam entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Já o termo Cultura está ligado a várias acepções, podendo ser em diferentes níveis. A cultura se refere a crenças, comportamentos, valores, etc.

 

O objetivo da diversidade cultural é unir todas as diferenças culturais em uma única, utilizando dessa forma a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições.

A diversidade cultural permite que as pessoas tenham o direito de se expressarem, fazendo com que as outras pessoas sintam as diferenças culturais que há no mundo.

 

O Brasil, por exemplo, apresenta uma grande dimensão territorial e por esse motivo uma vasta diversidade cultural. Há séculos atrás, os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os responsáveis por espalhar a diversidade cultural no Brasil. Logo depois, veio os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, que também ajudaram a diversificar a cultura, através das danças, religiões, culinária, etc.

 

Cada região brasileira possui a sua própria cultura, no Nordeste, prevalece à cultura de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira, além de uma culinária baseada na buchada de bode, arroz doce, bolo de fubá cozido, etc.

Já na região Centro-Oeste brasileiro, a cultura fica por conta de cavalhadas e procissão do fogaréu. A culinária é baseada em pratos com galinhada com pequi e guariroba, pamonha, angu, etc.

A assim, cada região tem sua cultura e em uma mesma região podemos encontrar culturas variadas. O mundo não seria o que é hoje, se não fosse às diversidades culturais, que acaba se tornando um traço marcante e único.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário