Dicas Diversos

Plantas que podem prejudicar a saúde de seus animais

plantas-proibidas-para-cães

Plantas que podem prejudicar a saúde de seus animais!

Ter um jardim bonito e animais é possível desde que sejam respeitados alguns cuidados principalmente evitando de plantar exemplares de plantas que são tóxicas para a saúde dos nossos bichinhos de estimação.

Se você tem animais em casa e ama plantas e flores, cuidado com algumas espécies que podem colocar em risco a saúde dos seus pets.A melhor maneira para deixar o jardim bonito sem colocar os animais em risco é escolher espécies inofensivas.  Cachorro e gatos adoram  morder, cheirar e mastigar plantas. Então  para não colocar a vida dos seus pets em risco separamos uma lista com as plantas que devem ser tiradas do quintal quando se tem bichos de estimação em casa.

Uma observação a ser feita é que geralmente as plantas venenosas têm formação pontiaguda ou possuem espinhos. Elas podem causar diversos problemas de saúde quando ingeridas pelos animais, como diarreias, irritações cutâneas, intoxicação e até problemas mais graves que podem levar à morte.

Comigo- ninguém-pode ou aninga-do-Pará (Dieffenbachia picta Schott),Tinhorão , taiá e caládio (Caladium bicolor Vent), copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica Spreng) e taioba-brava, cocó e tajá (Colocasia antiquorum Schott) – o contato ou a ingestão dessas plantas podem causar inchaço de lábios, boca e língua, sensação de queimação, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. Nos olhos o contato com elas pode provocar lesão da córnea.

Trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, saia-branca cartucheira e zabumba (Datura suaveolens L) – podempode provocar taquicardia, dilatação das pupilas, boca seca, pele seca, rubor da face, estado de agitação e alucinação . Em casos mais graves pode levar à morte.

Papagaio (Euphorbia pulcherrima Willd) e avelós , graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo,bico-de-papagaio , rabo-de-arara, pau-pelado (Euphorbia tirucalli) e coroa-de-cristo (Euphorbia milii L) – possuem uma seiva leitosa que causa lesões na pele e nas mucosas, boca e língua, dor, queimação e coceira inchaço de lábios. O contato com os olhos provoca irritação, e dificuldade de visão. A ingestão pode causar problemas gastrointestinais.

Oleandro, louro Rosa (Nerium oleander L) e espirradeira – pode causar problemas gastrointestinais, tonturas e distúrbios cardíacos, que podem levar à morte.

Mamona (Ricinus communis L): ao mastigar a semente pode levar a problemas gastrointestinais, podendo levar à morte.

Pinhão-Roxo , pinhão-de-purga, pinhão-paraguaio, pinhão-bravo, pinhão, pião, pião-roxo e mamoninho e purgante-de-cavalo (Jatropha curcas L) – problemas gastrointestinais e diarreia sanguinolenta, podendo levar à arritmia e parada cardíaca.

Lírio (Lilium sp) – em felinos, provoca lesão renal.
Aazaléia (Rhododendron simsii) e Tulipa (Tulipa hybrida) – provocam problemas gastrointestinais a colapsos no coração e convulsões.

Calancoê, Kalanchoe , calanchoe, flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana) – podem alterar o ritmo cardíaco.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário