Tecnologia

Programa Espacial Brasileiro – O que o Brasil desenvolve

 

A Agência Espacial Brasileira – AEB – e o Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE – ficaram responsáveis por trabalharem juntos para lançar o Veículo Lançador de satélites – VLS – nos próximos anos.

 

O Programa Espacial Brasileiro – PEB – é conhecido por investir em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias de veículos lançadores, de produção de satélites.

Para se ter uma noção o PEB é reconhecido internacionalmente por seu grande desenvolvimento na área de engenharia e tecnologia, além de ter vários observatórios e laboratórios de pesquisa.

 

Para aqueles que ainda não sabem, o Brasil começou a desenvolver atividades espaciais na década de 60. No ano de 1967, um foguete de sondagem foi lançado na atmosfera e em 1993, o primeiro satélite do Brasil ficou conhecido por chegar à órbita do nosso planeta.

O Programa Espacial Brasileiro é responsável por desenvolver a aplicação de tecnologias que são utilizadas em pesquisas espaciais e as utiliza na área de telecomunicações, meteorologia e imagens do planeta.

 

O Programa Espacial Brasileiro também desenvolve foguetes de sondagem e lançadores de satélites, sendo que esses foguetes serão utilizados para explorar espaço, além de serem usados em experimentos.

A Agência Espacial Brasileira é a responsável por coordenar o Centro de Lançamento de Alcântara – CLA – e o Centro de Lançamento Barreira do inferno – CLBI.

 

O Programa Espacial Brasileiro, assim como os demais programas, sofre pela falta de interesse e de investimentos, o que caba dificultando na elaboração de projetos e missões espaciais.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário