Diversos

Superbactérias – O que fazer para se proteger delas?

Superbactérias - O que fazer para se proteger delas

Superbactérias – O que fazer para se proteger delas?

O assunto é mais atual do que nunca, afinal com saúde não se brinca e as superbactérias estão cada vez mais fortes e comprometendo a saúde de muita gente e até causando mortes.Você certamente já deve ter ouvido falar ou lido algo a respeito das superbactérias. Mas caso ainda desconheça o assunto entenda que as superbactérias são bactérias que resistem à maioria dos antibióticos usados normalmente para combater doenças. Essas bactérias são tão resistentes que podem causar problemas de saúde sérios, como pneumonia, infecções do trato urinário, e causar até a morte do paciente.

As superbactérias criam resistência aos antibióticos

Essas bactérias criam resistência pois com o passar dos anos foram se adaptando  às drogas empregadas para combatê-las , na verdade esse processo é considerado um fenômeno  natural, pois ao longo do tempo elas se acostumam e passam a resistir aos antibióticos feitos para combater determinadas bactérias e matá-las. Isso torna os tratamentos contra infecções bacterianas menos eficazes.Tendo assim que o médico tenha que testar outros medicamentos para matar a bactéria.

O que pode fazer a bactéria se tornar uma superbactéria ao ponto de se tornem mais resistentes aos antibióticos criados para combatê-las ?

1 –  Usar antibióticos de modo indiscriminado, sem prescrição medica e não terminar o ciclo determinado pelo médico que deve ser tomado de acordo com a dosagem e dias seguidos a risca.
2 –    Viver em condições insalubres;
3 –    Não ter acompanhamento médico no controles contra infecções;
4 –    Manuseio de forma incorreta de alimentos.

Como se proteger de bactérias?

1-  Lave sempre as mãos com bastante água e sabão sempre que chegar em casa, ou ir ao banheiro , a um hospital ou qualquer local que tenha grande fluxo de pessoas. É possível ainda desinfetar as mãos com álcool em gel.
2 –   Crie hábitos de vida saudáveis, promova o fortalecimento do sistema imunológico, capriche no cardápio alimentar criando assim uma alimentação balanceada, rica em vitaminas ,proteínas, legumes e vegetais. Outra dica para aumentar a imunidade é praticar atividades físicas regularmente , e por fim tenha uma boa noite de sono , a qualidade de sono influência no nosso organismo como um todo.

superbacteria

Como combater a resistência aos antibióticos:

1 –   Use apenas antibióticos quando realmente forem receitados pelo médico, siga corretamente o modo de posologia .
2 –  Não interrompa os antibióticos mesmo que esteja se sentindo melhor, é importante terminar todo o tratamento .
3 –  Nunca utilizar aquele resto do remédio que sobrou do outro tratamento.

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário