Educação

Teorema de Pitágoras Fórmula

Muitos estudantes ainda sentem grande dificuldade em entender o Teorema de Pitágoras que nada mais é que uma relação matemática que está relacionada ao comprimento dos lados de um triângulo retângulo. A Teoria consiste em dizer que:

“Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.”

 

Explicando melhor, a Hipotenusa fica do lado oposto ao ângulo reto. Já os Catetos consistem nos dois lados que o formam.

O teorema pode ainda ser mencionado visando as áreas: “Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados cujos lados são os catetos.”

 

A fórmula então consiste em: c² = b² + a²

C: representa o comprimento da hipotenusa.

A e B: representam os comprimentos dos dois lados.

 

Foi entre os anos de 570  495 a.C. que o teorema ganhou o nome que até hoje usamos, que é uma homenagem ao matemático grego, Pitágoras, pois foi ele quem descobriu e mostrou a todos este teorema.

Há alguns fatos que mostram que este teorema é conhecido bem antes de Pitágoras ter o anunciado, porém nunca ficou provado que tal conhecimento era tão amplo quanto o teorema demonstrado por Pitágoras.

 

O teorema de Pitágoras já conta até hoje com várias demonstrações, no livro “The Pythagorean Proposition” são mais de 350 demonstrações, cada uma de um jeito. O certo é que este teorema de Pitágoras é acieto como sendo uma afirmação sobre as áreas como também sobre os comprimentos.

 

loading...

Sobre o autor

joliviere

Deixe um comentário