Como Fazer uma Pirâmide de Papel

Como Fazer uma Pirâmide de Papel

Uma pirâmide é um poliedro formado por uma face inferior e um vértice, cujo objetivo é unir todas as faces laterais.  As faces laterais de uma pirâmide se tratam de regiões triangulares, em que o vértice serve para unir todas as faces laterais, é chamado de vértice da pirâmide.

 

É comum encontrar professores de posse dessa figura geométrica, para explicar aos alunos tudo aquilo que está relacionado à pirâmide, como fórmula para calcular sua área, etc.

Para que você possa fazer uma pirâmide de papel, saiba que se trata de um trabalho bem simples e prático, sendo que em apenas alguns minutos estará pronta.

 

Seguindo o passo a passo abaixo, você rapidamente terá em mãos a sua pirâmide de papel. Qualquer pessoa que tenha noção sobre medidas pode fazer uma pirâmide de papel, inclusive crianças, para que elas já possam ficar familiarizadas com essa figura geométrica. Veja abaixo como fazer uma pirâmide de papel.

 

Material necessário:

Papel ou cartolina.

Tesoura.

Cola de papel.

Régua.

Lápis.

 

Primeiramente pegue a cartolina e com a ajuda da régua e do lápis, faça uma grelha de 9 quadrados de 8 cm x 8 cm.

Marque com o lápis o meio de cada quadrado.

 

Utilize a régua e o lápis para desenhar a forma da pirâmide na cartolina, faça isso se guiando pelos quadrados para que o desenho saia correto.

 

Recorte o desenho com o auxilio de uma tesoura.

Dobre todas as linhas a tracejado.

 

Utilize a cola para colar todas as abas laterais da pirâmide.

Por último é só ir juntando todos os lados da pirâmide pelas abas e faça um pouco de pressão para ajudar a colar todos os lados. Está pronta a sua pirâmide de papel!

Se quiser, confira no link abaixo o vídeo, que mostra como fazer facilmente sua pirâmide de papel:

www.youtube.com/watch?v=cks0hacl1Mk

2 Comments